Foto: Canva
No próximo dia 26 de agosto, o aplicativo Goleiro de Aluguel completa 9 anos de atividades, revolucionando o futebol amador no Brasil. Criado em Curitiba, o projeto teve início em 2015 através de uma página no Facebook e, no ano seguinte, se consolidou como aplicativo. Atualmente, a plataforma já soma mais de 200 mil goleiros cadastrados e milhares de partidas realizadas por todo o país.
A mecânica é simples: o usuário informa data, local, horário e tipo de campo, e os goleiros recebem notificações com convites para atuar, podendo aceitar conforme sua disponibilidade. Dessa forma, a iniciativa resolveu uma dor antiga do futebol entre amigos e ainda transformou o gol em uma nova oportunidade de renda.
“Sem dúvidas, a maior conquista foi criar um novo mercado de oportunidades, onde os brasileiros conseguem gerar renda fazendo o que mais amam: jogar futebol. Conseguimos profissionalizar um hobby, dar visibilidade para milhares de goleiros que sonhavam em ser reconhecidos e, acima de tudo, abrir caminho para uma nova profissão”, afirmou Samuel Toaldo, fundador do projeto.
“É algo inédito. Onde no mundo é possível ir jogar bola no campo do bairro e sair de lá com dinheiro no bolso? Fomos pioneiros em criar isso. Não apenas criamos um aplicativo, mas sim uma nova profissão, um novo segmento na economia”, ressaltou.
Os primeiros passos não foram fáceis. A proposta, considerada ousada à época, encontrou resistência e ceticismo. “Muitas pessoas não levavam a ideia a sério, meus amigos faziam piadas e minha família não entendia. O maior desafio foi convencer as pessoas a pagarem para que um desconhecido jogasse no time de amigos”, relembra Toaldo.
Sem capital inicial, ele usou a criatividade como aliada. Atuou pessoalmente nas primeiras partidas e apostou em divulgação boca a boca. A virada começou com o lançamento do site, que impulsionou a expansão, e mais tarde, com a criação de uma equipe para desenvolver o aplicativo. “De 2015 até 2019, abri mão de receber qualquer valor para garantir que o projeto se mantivesse de pé. Foi um período extremamente difícil, mas com dedicação e perseverança, o reconhecimento veio”, disse.
A meta agora é crescer ainda mais, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. No Ceará, por exemplo, o Goleiro de Aluguel já registrou um aumento de 42% no número de partidas entre o primeiro e o segundo trimestres de 2025. Um dos usuários, Ruan Lima, tatuou o logotipo da empresa no braço, como forma de gratidão à nova profissão.
“O Brasil ainda tem um potencial gigantesco a ser explorado. Nosso próximo grande passo é fortalecer a divulgação no Norte e Nordeste do país, regiões com uma paixão imensa pelo futebol e que possuem milhares de goleiros ansiosos por oportunidades”, avaliou Toaldo.
Paralelamente, a plataforma também investe fortemente em inovação. A inteligência artificial já está sendo integrada para melhorar os processos internos. “Estamos aprimorando constantemente os algoritmos para melhorar a experiência dos goleiros e contratantes, trazendo mais agilidade, qualidade e segurança em cada convocação. O horizonte de inovações tecnológicas é imenso e vamos seguir explorando cada oportunidade para valorizar ainda mais nossos goleiros”, concluiu o empreendedor.
Equipes se enfrentam pela 20ª rodada nesta segunda-feira (18) O Campeonato Brasileiro 2025 entra em…
O futebol vai muito além de gols marcados e troféus erguidos. Ele carrega episódios que…
Promessa de Xerém retorna ao Tricolor com vínculo renovado O Fluminense confirmou nesta segunda-feira (11/08)…
Papão pode alcançar marca inédita em 2025 diante do Vila Nova O Paysandu vive grande…
Técnico brasileiro inicia novo desafio na Primeira Divisão local O técnico Vinícius Eutrópio é o…
Tricolor Sub-16 enfrentará o Benfica na grande decisão Os Moleques de Xerém seguem brilhando na…
This website uses cookies.